#30 Ideogram AI - o Competidor à Altura do Midjourney-, ChatGPT Enterprise e Code LLaMA
A newsletter da semana sobre o universo das AIs Generativas trata de novidades e avanços palpáveis e relevantes!
Essa é a nossa trigésima edição e agradecemos a todos por acompanharem até aqui e esperamos que o conteúdo esteja agregando valor a cada um de vocês!
Os temas de hoje são:
Ideogram: um competidor à altura do Midjourney?; Meta lança modelo de AI especializado em geração de códigos; ChatGPT Enterprise: o plano da OpenAI para as empresas; Escreva com mais critatividade usando essa AI; Crie mapas mentais com Inteligência Artificial.
News
Ideogram: um competidor à altura do Midjourney?
Será que o Midjourney finalmente ganhou um competidor à altura?
Uma empresa chamada Ideogram AI acaba de surgir na cena das AIs Generativas e tem tudo para brigar pela posição de melhor modelo de geração de imagens.
Com sede em Toronto, no Canadá, a empresa possui um time fundador de peso - seus membros já participaram de projetos de AI do Google Brain, UC Berkeley, CMU e University of Toronto - e já recebeu mais de 16 milhões de dólares em investimentos de firmas como Andreessen Horowitz e Index Ventures.
No último dia 22, a Ideogram lançou publicamente o seu primeiro produto: um modelo de Inteligência Artificial de geração de imagens similar ao Midjourney, DALL-E 2, Adobe Firefly e Stable Diffusion.
Disponível em uma plataforma simples e intuitiva, o modelo é capaz de gerar, gratuitamente, imagens belas e realistas, reproduzir personagens e celebridades e, o mais interessante, gerar imagens com textos.
Essa última característica já havia sido vista em modelos como DeepFloyd IF, mas nunca com uma taxa de acerto e fidelidade tão alta. É realmente impressionante. Dá uma olhada nessa geração simples que fiz:
Por enquanto, a maior crítica ao Ideogram AI é o fato do modelo nem sempre ser capaz de seguir os comandos e gerar exatamente o que foi pedido, se saindo pior do que, por exemplo, o Midjourney nesse aspecto.
No entanto, para uma primeira versão, os resultados que a nova AI conseguiu gerar são muito animadores e acredito que a Ideogram pode, muito em breve, assumir a liderança nesse nicho.
Eu te convido a testar e verificar por conta própria, basta clicar aqui para acessar.
Meta lança modelo de AI especializado em geração de códigos
Mais uma semana e mais uma novidade da Meta na nossa newsletter!
O lançamento da vez é um modelo de AI especializado em geração de códigos que performa melhor do que o GPT-3.5 Turbo da OpenAI. Esse modelo se chama Code LLaMA e é resultado de uma especialização (fine-tuning) do LLaMA 2.
Nós falamos sobre o LLaMA 2 em nossos vídeos, mas, basicamente, ele é o novo grande modelo de linguagem (LLM) de código aberto da Meta. Um modelo que já é muito capaz e agora foi aprimorado para auxiliar em atividades de programação.
Para isso, eles treinaram o LLaMA 2 com 500 bilhões de tokens de código e dados relacionados. Isso fez com que o modelo “aprendesse” mais sobre esse domínio e ampliasse as suas habilidades.
O Code LLaMA compreende e gera código em linguagens como Python, C++, Java, PHP, Typescript (Javascript) e C#.
E, em termos de performance, o modelo superou o GPT-3.5 turbo, da OpenAI, (com certa vantagem em sua versão treinada em Python), mas ainda fica atrás do GPT-4. Porém, isso não é nenhum demérito, afinal, o Code LLaMA é um modelo cerca de 30 vezes menor do que o GPT-4.
Ele faz muito com pouco. Tendo versões de 7, 13 e 34 bilhões de parâmetros, é capaz de rodar em computadores convencionais (que tenham boa capacidade de processamento).
Assim como o LLaMA 2, ele é open source, licenciado comercialmente e qualquer um pode baixá-lo gratuitamente e rodar em suas próprias máquinas. Para acessá-lo basta clicar aqui.
A grande vantagem de utilizar um modelo como esse ao invés do ChatGPT é que você não depende de terceiros para nada, não tendo que lidar com questões como disponibilidade e problemas como privacidade e segurança de dados.
E como esses modelos de código aberto estão se tornando cada vez mais capazes, é questão de tempo até atinginrem os níveis dos melhores modelos do mercado como o Claude 2 e o próprio GPT-4
Além do Code LLaMA, vale a pena checar o StableCode, outro modelo de geração de códigos open source lançado esse mês pela Stability AI.
ChatGPT Enterprise: o plano da OpenAI para as empresas
A adoção de ferramentas de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, por parte das empresas tem sido freadas por diversos fatores, mas os principais são relacionados à segurança de dados e ao fato das soluções não serem completamente compatíveis com os processos das empresas.
Mas a OpenAI pretende resolver essa questão com uma nova versão do ChatGPT, o ChatGPT Enterprise, um pano pago do chat desenvolvido para empresas.
Mas o que esse novo plano oferece de benefícios às empresas e como ele se diferencia da versão gratuita?
Primeiramente, no ChatGPT Enterprise, a OpenAI não usa as conversas dos usuários para treinar ou aprimorar os seus modelos. Mas isso não é bem uma novidade, pois no ChatGPT gratuito os usuários podem ativar o modo anônimo e atingir os mesmos resultados.
Porém, a OpenAI afirma que esse novo serviço está em conformidade com o SOC 2 (um padrão de conformidade voluntária para organizações de serviços, desenvolvido pelo American Institute of CPAs, que especifica como as organizações devem gerenciar os dados dos clientes) e que todas conversas dos assinantes são encriptadas. E isso passa mais segurança para as empresas que irão utilizar o serviço.
Além disso, o ChatGPT Enterprise garante acesso ilimitado ao GPT-4 e, nele, o modelo funciona até duas vezes mais rápido do que para assinantes do ChatGPT Plus.
Outra vantagem do plano inclui o acesso a novos modelos de bate-papo compartilhados para colaborar e criar fluxos de trabalho comuns. Uma funcionalidade muito útil para o uso dentro de times nas empresas.
Fora isso, a OpenAI afirma que quatro grandes novidades para este plano ainda estão por vir:
Personalização: amplie com segurança o conhecimento do ChatGPT com os dados da sua empresa conectando os aplicativos que você já utiliza;
Disponibilidade para equipes de todos os tamanhos: ChatGPT Business acessível a equipes menores;
Ferramentas poderosas: versões ainda mais poderosas de análise avançada de dados e navegação otimizada para o trabalho;
Soluções para sua função: mais ferramentas para funções específicas, como analistas de dados, profissionais de marketing, suporte ao cliente e muito mais.
Essas novidades são muito interessantes e mostram que a OpenAI está realmente investindo em ser um Saas B2B completo. Recentemente, ela até adquiriu uma empresa chamada Global Illumination, especializada no desenvolvimento de produtos digitais.
De qualquer maneira, você pode ver mais sobre o ChatGPT Enterprise por aqui e até contatar o time de vendas caso tenha interesse para a sua empresa (a precificação ainda não está clara no site).
Indicações
TextFX
Um experimento de AI que usa o PaLM 2 do Google para expandir o processo de escrita, gerando texto de maneira criativa.
Chatmind
Crie mapas mentais e realize brainstorms em segundos com essa ferramenta de Inteligência Artificial.
Dica de Uso
A geração de imagens contendo textos usando o Ideogram AI abre a possibilidade para uma série de usos interessantes, como:
Geração de logos (a melhor AI para isso, na minha opinião);
Geração de imagens para artigos e blogs;
Geração de posteres e banners;
Geração de estampas para camisetas;
Geração de imagens para posts em redes sociais.
Esses são apenas alguns exemplos, você pode ser criativo e experimentar outros. Mas é muito simples gerar imagens com textos no Ideogram, basta descrever no prompt o que você quer que esteja escrito nela.
Pensamento do Dia
"Change before you have to."
- Jack Welch
Por hoje é só!
Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!
Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!
Tenha uma ótima semana e até segunda!