#14 Texto em Imagens Geradas por AI, "Aba Anônima" no ChatGPT e Inteligência Artificial Alinhada com Governo Chinês
Texto publicado em 02/05/2023
Mais uma semana movimentada e cheia de avanços no mundo das Inteligências Artificiais Generativas.
E como aqui você não perde nada, os temas de hoje são:
Texto em imagens geradas por AI; OpenAI cria "aba anônima" no ChatGPT; Inteligência Artificial alinhada aos valores do Governo Chinês; Seu tutor pessoal com AI; Converse com diferentes personas.
News
Texto em imagens geradas por AI
Se você já usou modelos como MidJourney ou DALL-E 2 para gerar imagens com texto, como logos ou postagens, você deve ter tido resultados como estes:
Nada bom.
Isso ocorre, pois esses modelos não são capazes de gerar textos de maneira fidedigna ou legível.
Ou pelo menos não eram...
Um novo modelo lançado pela Stability AI (criadora do Stable Diffusion e do StableLM), chamado Deepfloyd IF, resolve exatamente esse problema e acaba de ser lançado.
O novo modelo, treinado em mais de 1 bilhão de imagens e textos, é capaz de gerar imagens contendo texto, como essas abaixo, sem necessidade de edição posterior:
Além disso, o DeepFloyd IF gera imagens de qualidade bastante superior ao Stable Diffusion, pelo fato do seu modelo de difusão funcionar em nível de pixel. Para entender melhor sobre, eu recomendo acessar o site do modelo.
Imagem gerada pelo Stable Diffusion 2.1 (esquerda) vs imagem gerada pelo DeepFloyd IF (direita)E ele é de código aberto, então você pode testá-lo e baixá-lo gratuitamente.
Apesar de ainda não ser perfeito e cometer alguns erros de soletração em frases maiores, o potencial desse avanço é enorme e ampliará muito as aplicações das inteligências artificiais de imagem.
Veja esse vídeo com a letra da música "There Is a Light That Never Goes Out", do The Smiths, gerado com essa tecnologia.
É seguro assumir que, em breve, as outras empresas de AI também irão incorporar essas capacidades aos seus modelos
OpenAI cria "aba anônima" no ChatGPT
Em resposta ao banimento do ChatGPT na Itália, a OpenAI adicionou uma nova forma dos usuários gerenciarem seus dados dentro do chatbot.
Mas para ficar claro toda a confusão, é importante compreender como funciona a política de privacidade da OpenAI:
Por padrão, todas as suas conversas com o ChatGPT são armazenadas e utilizadas no treinamento do próprio ChatGPT e de outros modelos de Inteligência Artificial da empresa. Caso você não concorde com isso e não quiser que seus dados sejam usados para este propósito, você precisa deixar esse interesse explicito para a OpenAI e solicitar o não uso dos dados.
A diferença é que, antes, não havia uma maneira clara e direta para realizar essa solicitação. E esse foi um dos motivos do que levaram o Governo Italiano banir o site do país.
Agora, esse problema foi resolvido pela OpenAI com a nova função dentro do ChatGPT.
Ao usar o chat, o usuário pode acessar as configurações e desativar o histórico das conversas. Em outras palavras, é como acessar um modo anônimo, onde nada do que você escrever ficará guardado ou será utilizado no treinamento de modelos.
Aparentemente, a medida foi suficiente para agradar os reguladores italianos, já que o site teve o seu banimento suspenso.
Privacidade e segurança dos dados é algo muito valorizado nos tempos atuais e a OpenAI parece entender isso.
Inteligência Artificial alinhada aos valores do Governo Chinês
Se, por aqui, alguns dos grandes desafios enfrentados ultimamente têm sido reduzir os vieses das Inteligências Artificiais Generativas e aumentar a sua factualidade, do outro lado do mundo, há um desafio muito maior.
A China quer que os chatbots de AI ajam em conformidade com as leis de censura do país.
De acordo com o Governo Chinês, as AIs que atuarem por lá não poderão gerar textos que contrariam a narrativa do Estado e/ou coloquem em cheque o seu poder e a unidade nacional.
Porém, como sabemos, prever os resultados gerados pelas AIs é uma tarefa muito complicada. Mesmo sendo possível reduzir a frequência de determinadas respostas indesejadas via treinamento, eliminá-las completamente é muito difícil. E fazer isso de maneira errada ou exagerada pode prejudicar a qualidade do que é gerado.
Uma Inteligência Artificial 100% alinhada com os valores socialistas precisaria ser treinada em dados com o mesmo alinhamento. E isso cria um problema, pois a qualidade e a diversidade dos dados que têm esta característica é inferior, o que significa que o modelo treinado com eles também deve ser pior do que os demais existentes.
Mas esse não é um problema para o Google ou para a OpenAI, uma vez que seus bots, Bard e ChatGPT, não podem atuar na China.
Esse é um problema para empresas chinesas que estão desenvolvendo AIs Generativas, como o gigante da busca Baidu (falamos sobre a AI deles nessa newsletter), e para os chineses, que mais uma vez sairão perdendo por conta de seu Estado autoritário.
Indicações
Trellis
O seu tutor pessoal de AI. Peça explicações, representações visuais ou cards de perguntas e respostas a partir do conteúdo que você está estudando.
ForeFront AI
Converse com diferentes personas utilizando os modelos GPT-3.5 e 4.
Dica de Uso
Se você estiver querendo gerar textos menos clichês ou convencionais no ChatGPT ou Bing, escreva, em seu prompt, para ele "ser criativo e fazer quaisquer suposições necessárias".
Isso irá remover algumas restrições nas respostas do chatbot e lhe permitirá gerar um texto mais "fora da caixa" e inovador.
Pensamento do Dia
“The art of life lies in a constant readjustment to our surroundings.”
- Kakuzo Okakura
Por hoje é só!
Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o email ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!
Ah, e aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!
Tenha uma ótima semana e até segunda!