#32 Ajax GPT - o Novo Modelo de AI da Apple -, OpinionGPT - o Chatbot Mais Enviesado do Mundo - e Meta Querendo Alcançar GPT-4 em 2024
Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter semanal sobre o universo das AIs Generativas! Tivemos uma semana movimentada, com notícias bem relevantes e interessantes!
Os temas de hoje são:
Ajax GPT - o novo modelo de AI da Apple; O chatbot mais enviesado do mundo; Meta quer alcançar GPT-4 em 2024; Claude Pro lançado pela Anthropic; Desenhe como um profissional com essa AI; Crie videos a partir de comandos de texto com essa AI;
News
Ajax GPT - o novo modelo de AI da Apple
A Apple tem se mantido extremamente quieta na corrida dos modelos de Inteligência Artificial Generativa. E isso é bastante estranho para uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.
Pode-se especular sobre as razões disso:
Talvez as AIs Generativas não estavam nos planos e nem nos interesses da empresa. Talvez a Apple não contasse com as pessoas certas para desenvolvê-las. Talvez ela estivesse muito atrasada em relação aos demais competidores. Ou talvez ela só preferiu se manter em silêncio enquanto constrói algo grande.
É difícil saber…
Mas, recentemente, o The Information revelou que a Apple está, sim, engajada no desenvolvimento de seu próprio grande modelo de linguagem (LLM). Conhecido internamente como Ajax GPT, o modelo está sendo criado por um time de 16 pessoas e tem custado milhões de dólares diariamente para a empresa.
O Ajax GPT terá mais de 200 bilhões de parâmetros, mais do que os 175 B do GPT-3.5, mas bem menos do que os mais de 1 trilhão do GPT-4. Acredita-se que o modelo irá superar o desempenho do GPT-3.5 (que está por trás do ChatGPT gratuito), mas, aparentemente, será complicado alcançar o modelo mais avançado da OpenAI.
A Apple também possui outros times trabalhando com Inteligência Artificial internamente, inclusive em modelos de de geração de imagem, e espera integrar, em breve, as novas tecnologias em seus produtos e aplicações já existentes.
Ainda é cedo para dizer como o Ajax irá impactar o mercado e qual será sua aplicação prática. Porém, a Apple possui capital de sobra para investir nessa empreitada e dados de mais de um bilhão de usuários ativos de seus produtos para utilizar no treinamento de seus modelos. Então vamos acompanhar.
O chatbot mais enviesado do mundo
O que aconteceria se um modelo de AI fosse treinado apenas com textos escritos por homens? Ou com textos escritos por mulheres? Ou com textos escritos por latino-americanos? Ou com textos escritos por pessoas de determinada posição política?
Isso provavelmente tornariam as respostas desses modelos enviesadas e elas refletiriam as perspectivas do grupo cujos textos foram utilizados no treinamento, certo?
Para testar isso na prática, um time de pesquisadores da Universidade Humboldt de Berlim desenvolveu o OpinionGPT, um modelo de inteligência artificial treinado intencionalmente para gerar resultados com vieses explícitos.
O OpinionGPT engloba 11 “submodelos”, cada um refletindo a perspectiva de um grupo específico (geográfico, etário, ideológico ou de gênero). Os grupos foram: americano, alemão, latino-americano, do Oriente Médio, um adolescente, alguém com mais de 30 anos, uma pessoa idosa, um homem, uma mulher, um liberal (esquerda) e um conservador (direita).
O processo foi bem simples:
Primeiro eles deveriam encontrar um grande volume de textos de refletisse os vieses de cada grupo.
E esses textos foram encontrados no Reddit: o time buscou subreddits relacionados aos 11 grupos e extraiu as 25.000 postagens mais populares de cada um.
Uma vez extraídos, os pesquisadores utilizaram os dados de cada grupo para treinar (fine-tuning) o LLaMA 2 (LLM open source da Meta) e criar 11 versões enviesadas do modelo.
Desta forma, o modelo treinado com respostas de um subreddit de mulheres refletia perspectivas femininas em suas respostas, assim como um modelo treinado com respostas de um subreddit de alemães deveria refletir perspectivas de pessoas daquele país. E por ai vai com os 11 grupos de recortes geográficos, políticos, de gênero e de faixa etária.
A versão final do modelo foi integrada nesse site. E, nele, você pode fazer perguntas e escolher sob qual ponto de vista você quer ser respondido.
O resultado final é bem legal! E esse experimento nos ajuda a compreender como os vieses e opiniões sobre os mais diversos temas se expressam e variam de acordo em diferentes grupos. Além disso, amplia o entendimento sobre como os vieses se criam e se expressam nas respostas dos grandes modelos de linguagem.
Mas vale ressaltar que os modelos do OpinionGPT não são uma expressão fiel e exata dos grupos que eles representam, uma vez que eles são as ideias apenas dos integrantes daquele grupo que utilizam o Reddit. É um recorte.
Contudo, é seguro afirmar que outros experimentos semelhantes e mais completos surgirão a partir deste.
Para ler o artigo completo sobre ele, basta clicar aqui.
Meta quer alcançar GPT-4 em 2024
Enquanto uns trabalham em silêncio, como a Apple, outros fazem barulho… A Meta vem compartilhando os seus desenvolvimentos em Inteligência Artificial, disponibilizando publicamente o código de uma série de modelos de AI, como o LLaMA, e deixou claro que o seu próximo objetivo é superar o GPT-4.
De acordo com o Wall Street Journal, a empresa por trás do Facebook e Instagram pretende começar o desenvolvimento de seu novo modelo para bater de frente com o da OpenAI no início de 2024.
Até então, a Meta foi capaz de desenvolver um modelo (LLaMA 2) com capacidades similares ao GPT-3.5, só que com a metade da quantidade de parâmetros, e ainda por cima open source.
Essa capacidade da Meta de “comprimir” o tamanho dos modelos e torná-los mais leves, enquanto mantem-se a performance, tem sido bastante impressionante. Afinal, modelos menores demandam menos poder computacional, são capazes de rodar em máquinas mais acessíveis e custam menos para aqueles que os utilizam. E isso incentiva a adoção dos LLMs por indivíduos e empresas.
Assim, será interessante observar se o mesmo acontecerá com esse novo modelo que será desenvolvido.
Também fica a questão acerca da abertura de seu código, que dificilmente será aberto e disponível a todos, tendo em vista que há uma enorme - e exagerada - preocupação pública acerca da disponibilização ampla de modelos de AI tão poderosos quanto do GPT-4.
De qualquer maneira, a Meta, aos poucos, vai deixando de ser apenas um “coringa” na cena das AIs e se tornando uma ameaça significativa aos principais atuantes.
Todavia, a distancia ainda é grande… Enquanto Apple e Meta estão perseguindo o GPT-4, a OpenAI já está se preparando para, num futuro próximo, inciar o desenvolvimento do GPT-5. Essa é a vantagem de ser o pioneiro…
Notícia bônus: Anthropic lança Claude Pro
Anthropic acabou de lançar o plano pago para o Claude, o Claude Pro, que custa 20 dólares por mês e garante maiores limites de uso e acesso prioritários às futuras melhorias no chatbot. Está disponível apenas para Estados Unidos e Reino Unido.
Indicações
AutoDraw
Essa Inteligência Artificial do Google transforma seus rabiscos sem forma em desenhos profissionais.
Morph
Gere vídeos de alta qualidade a partir de simples prompts de textos com essa AI.
Dica de Uso
Quatro formas simples e poderosas de usar as inteligências artificiais nos seus negócios:
Utilizar AIs para aprimorar e acelerar tarefas que você já executa. Como produzir conteúdo de texto, imagem e vídeo, fazer planejamentos, desenvolver estratégias, escrever emails, ter novas ideias, dentre outras.
Automatizar processos. Utilizando ferramentas de automação como Make e Zapier e integrando-as às AIs, você pode automatizar uma série processos, como coleta de leads, produção de conteúdo, envio de emails, resumo de textos, análises de currículos, etc.
Integrar AI ao seu site ou produto e personalizar a experiência dos seus clientes, assim como empresas como Homebyte e Wayfair estão fazendo.
Criar chatbots de AI treinados com dados do seu negócio. Seja para uso interno, para consulta ou treinamento de funcionários, ou externo, para tirar dúvidas de clientes ou adquirir novos clientes.
Essas são algumas possibilidades muito claras e que podem ser executadas imediatamente. Se quer colocá-las em prática, nós oferecemos uma consultoria completa e podemos te ajudar nesse processo, basta clicar aqui!
Pensamento do Dia
“Bias and impartiality is in the eye of the beholder.”
- Samuel Johnson
Por hoje é só!
Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!
Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!
Tenha uma ótima semana e até segunda!