#28 AGI em Dois Anos, GPT-5 a Caminho e Vídeo Ultra Realista Gerado com AI
A newsletter dessa semana é sobre avanços e o futuro do campo das Inteligências Artificiais Generativas! Seja bem-vindo (a) a mais uma semana de notícias!
Os temas de hoje são:
AGI em dois anos? CEO da Anthropic fala sobre o futuro dos modelos de AI; GPT-5 a caminho; Vídeo ultra realista gerado com Inteligência Artificial; Encontre filmes com base no humor com essa AI; Aprenda sobre qualquer coisa tendo a AI como seu tutor.
News
AGI em dois anos? CEO da Anthropic fala sobre o futuro dos modelos de AI
Recentemente, Dario Amodei, o CEO da Anthropic, concedeu uma entrevista para o podcast de Dwarkesh Patel e deu algumas declarações interessantes.
Apesar de estar a frente de uma das empresas mais importantes nessa revolução das Inteligências Artificiais (atualmente a Anthropic tem o segundo melhor grande modelo de linguagem do mercado, o Claude 2), Amodei não é muito de falar publicamente. Mas, felizmente, ele abriu uma exceção.
Nessa conversa com Patel - que pode ser assistida na íntegra no YouTube -, assuntos como escalabilidade dos grandes modelos de linguagem (LLM), impactos econômicos, bioterrorismo, alinhamento e segurança, foram abordados.
Uma das declarações mais significativas de Amodei foi acerca da evolução dos LLMs. De acordo com ele, dentro dos próximos 2 a 3 anos os sistemas de AI terão capacidades equivalentes as de um “ser humano bem-educado”.
Isso quer dizer que os modelos de AI atingiriam ou se aproximariam bastante do estágio de AGI (Artificial General Intelligence). AGI pode ser entendido como um tipo de agente inteligente, capaz de aprender a realizar qualquer tarefa intelectual que seres humanos ou animais possam realizar.
Tal fato seria um marco.
E, se observarmos o gráfico abaixo, realmente podemos perceber uma tendência de aceleração no avanço das capacidades dos modelos e ver como eles estão superando os serem humanos cada vez mais rápido.
Para Amodei, esse avanço só seria freado caso a indústria resolvesse pausar o desenvolvimento dos modelos por motivos de segurança ou caso houvessem regulamentações governamentais muito restritivas.
Mas, fora isto, ele acredita que haverão recursos financeiros, capacidade computacional e dados de treinamento suficientes para escalar esses modelos rapidamente ao longo dos próximos anos.
E esses recursos serão muito importantes, pois há um aumento significativo na quantidade de poder computacional usado para treinar esses os sistemas de AI nos últimos 10 anos:
Apesar de estarmos próximos da AGI, Amodei faz uma ressalva importante: a capacidade desses modelos não se traduz em impacto produtivo e econômico de maneira instantânea. Por dois motivos principais: 1. muitas vezes esses sistemas serão bons em muitas coisas, mas ótimos em poucas, e 2. a implementação dos modelos em sistemas produtivos já existentes não é tão simples e rápida.
Portanto, podemos supor que os sistemas irão evoluir e que encontrar formas de aplicá-los em tarefas específicas e integrá-lo nas operações das empresas se tornará cada vez mais importante.
Caso tenha se interessado pelos assuntos discutidos pelo CEO da Anthropic no podcast, basta clicar aqui e vê-lo na íntegra.
GPT-5 a caminho
Há cerca de dois meses, em um evento do Economic Times, na Índia, Sam Altman disse que a OpenAI está longe de lançar o GPT-5. De acordo com ele, o modelo nem começou a ser treinado e ainda há muito trabalho a ser feito antes que isso aconteça.
Por mais que isso provavelmente seja verdade, a OpenAI já está se movimentando em direção ao desenvolvimento do novo modelo de AI mais poderoso do mundo.
No dia 18 de julho a empresa aplicou para o registro da marca “GPT-5” sob a seguinte descrição:
IC 009: Software baixável para produção artificial de fala e texto humanos; Software de computador para download para processamento, geração, compreensão e análise de linguagem natural.
IC 041: Fornecimento de software online não baixável para a produção artificial de fala e texto humanos; Fornecimento de software online e não baixável para processamento, geração, compreensão e análise de linguagem natural.
Apesar disso, a descrição é bastante vaga e não nos dá muitas pistas sobre o quão diferente ou melhor o GPT-5 será em relação GPT-4.
Além dessa aplicação, na última semana a OpenAI revelou o GPTBot, um robô que será responsável por monitorar e baixar dados da internet. Dados esses que serão utilizados para melhorar as capacidades de futuros modelos como o GPT-5.
Inclusive, se você não quiser que o GPTBot acesse e use os dados de seu site, basta entrar nesse link e ver como desautorizá-lo de maneira bem simples.
Essa informação do bot é bastante interessante, uma vez que o os grandes modelos de linguagem atuais da empresa são treinados com informações coletadas até meados do de 2021, o que limita algumas de suas aplicações.
Até então, isso é tudo que se sabe sobre o GPT-5… Mas as coisas estão esquentando…..
Vídeo ultra realista gerado com Inteligência Artificial
Estamos chegando em um ponto onde não é mais possível diferenciar o que é real do que é gerado por Inteligência Artificial.
Textos, imagens e áudios gerados por AI já enganam as pessoas. E agora os videos estão chegando nesse nível…
Na semana passada, Joshua Xu, fundador da HeyGen, uma das principais plataformas de geração de vídeos com AI, postou no Twitter (ou X…) um vídeo que chocou muitas pessoas.
O vídeo era de um avatar de Joshua. O avatar tinha a sua aparência e voz e falava e se movimentava de forma tão natural como qualquer ser humano.
Recomendo que você veja o vídeo e volte para terminar de ler.
Para criar esse vídeo com suas personas ultra realistas, Joshua alimentou o modelo de AI por trás do HeyGen com apenas 2 minutos de vídeos dele mesmo.
Um processo extremamente simples e rápido. E que qualquer um pode fazer.
Assim, agora todos poderão gravar vídeos de si mesmo sem nunca ter que passar pelo nervosismo e pela dificuldade de lidar com uma câmera ou falar com desenvoltura. Com avatares de AI ultra realistas, inúmeras possibilidades serão desbloqueadas.
Ao mesmo tempo, os deepfakes estarão cada vez mais avançados e é muito importante que saibamos identificá-los e lidar com eles!
De qualquer forma, se você quer criar um avatar como esse do vídeo, basta entrar na lista de espera que a empresa disponibilizou clicando aqui.
Esse campo está avançando rápido e frequentemente estamos vendo demonstrações impressionantes!
Indicações
MoveMe
Deixe que a AI te recomende filmes com base no seu humor do momento ou na emoção que você deseja sentir.
Studdy
Um tutor de Inteligência Artificial no seu bolso, pronto para te ensinar sobre qualquer coisa.
Dica de Uso
De maneira geral, para gerar uma boa imagem com Inteligência Artificial, em plataformas como Midjourney, DALL-E 2 e Leonardo AI, é importante pensar, basicamente, em cinco aspectos.
1. Você quer uma foto ou uma pintura?
2. Qual é o assunto da foto? Pessoa? Um animal ou talvez uma paisagem?
3. Quais detalhes você deseja adicionar? Iluminação, ambiente, cores…
4. Em um estilo de arte específico? renderização 3D, estúdio ghibli, pôster de filme…
5. Um tipo específico de foto? Macro, telefoto…
Esses aspectos irão guiar a geração dos seus comandos, mas nem sempre todos irão estar presentes ou serão suficientes! É importante experimentar!
Pensamento do Dia
As Inteligências Artificiais estão progredindo e seus produtos estão se parecendo cada vez mais com a realidade. Como será quando não pudermos mais diferenciar o real do gerado artificialmente?
Por hoje é só!
Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!
Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!
Tenha uma ótima semana e até segunda!
Share