#42 Tudo Sobre a Demissão de Sam Altman da OpenAI, Novo Modelo de Geração de Música do Google e LCM-LoRA - a Revolução na Criação de Imagens com AI
Nessa semana tivemos um dos eventos mais inesperados acontecendo no universo das Inteligências Artificiais, colocando em risco a hegemonia da empresa que domina o mercado.
Na newsletter dessa semana dissecamos essa situação e tratamos de outros assuntos muito interessantes!
Os temas de hoje são:
Tudo sobre a demissão de Sam Altman da OpenAI; Google lança incrível modelo de geração de música com AI; LCM-LoRA - a nova revolução na geração de imagens com AI; Faça perguntas sobre a legislação brasileira para esse chatbot de AI; Acesse ferramentas de AI para escritores profissionais.
News
Tudo sobre a demissão de Sam Altman da OpenAI
Em um final de semana tudo mudou.
De forma inesperada, a OpenAI decidiu demitir o seu CEO, Sam Altman, e agora corre o risco de acabar como empresa - ou no mínimo perder muito de sua relevância e poder.
A situação é digna de Hollywood e eu vou explicar nessa newsletter tudo o que está acontecendo e como isso pode afetar completamente o futuro das Inteligências Artificias Generativas.
Bom, vamos tentar seguir uma ordem cronológica dos fatos para ficar o mais claro possível:
Tudo começou na sexta-feira, quando o board (conselho) da OpenAI decidiu demitir Sam Altman, co-fundador da empresa e, até então, CEO, e retirar Greg Brockman, outro co-fundador, do seu cargo de presidente.
Junto a isso, Mira Murati, antiga CTO, foi nomeada CEO interina.
Esse movimento do board, contou com a contribuição de Ilya Sutskever (também co-fundador) pegou todos desprevenidos, incluindo Sam e Greg.
Os motivos da demissão não foram explicitados, uma vez que a OpenAI divulgou uma nota alegando questões como “comunicações inconsistentes” e “problemas de confiança” em relação a Sam.
A suspeita pública e de pessoas próximas à organização é que a situação foi produto de uma quebra dentro da empresa. Uma parte, que incluía Sam e Greg, acreditava no rápido desenvolvimento e lançamentos de modelos de AI no mercado. Enquanto outra parte, que incluía o restante do board, acreditava em um lançamento mais lento e cauteloso, por preocupação com questões de segurança e alinhamento dos modelos.
Questões pessoais e políticas podem estar envolvidas.
Greg Brockman, não concordou com o que aconteceu com ele e com Altman e pediu demissão da empresa. Anunciando isso no Twitter (X) e deixando a entender que iniciaria um novo projeto com o demitido CEO.
Ainda na sexta, três pesquisadores seniores da OpenAI deixam a empresa.
No sábado, começam os movimentos para trazer Sam Altman de volta.
Os investidores - incluindo a Microsoft, que detém cerca de metade das ações da empresa-, temendo uma fuga de talentos, com uma possível saída em massa dos funcionários altamente qualificados, começa a pressionar o board para renunciar e readmitir o ex-CEO.
Nada mais ocorre no sábado, mas no domingo Sam vai até a OpenAI conversar.
O board é resistente e quer saber mais sobre quem irá substituí-los antes de assinarem a renúncia.
A Microsoft queria um assento no board.
Sam Altman não é readmitido e o board se mantém.
Na noite de domingo, Mira Murati deixa de ser a CEO interina: o novo CEO é Emmett Shear, co-fundador da Twitch.
Emmett parece ter uma visão mais alinhada com o board, acreditando em uma abordagem mais cautelosa com o desenvolvimento e lançamentos dos modelos de AI.
Logo após esse acontecimento, Satya Nadella, CEO da Microsoft, posta uma notícia surpreendente em seu Twitter - Sam Altman e Greg Brockman estão se juntando à Microsoft.
O CEO alega que a parceria com a OpenAI se mantém, mas Sam e Greg irão compor um novo time de pesquisa avançada em AI na Microsoft.
Os três pesquisadores que deixaram a OpenAI irão se juntar a eles nesse projeto.
Quando tudo isso parecia que se aproximava de um fim, hoje (segunda-feira), mais de 90% dos funcionários da OpenAI, incluindo Mira e Ilya, assinam uma carta - de circulação interna - que pede pela renúncia dos membros do board. Caso isso não aconteça, eles ameaçam deixar a empresa e se unir à Microsoft:
Ilya Sutskever, que participou da demissão de Altman, posta que está muito arrependido do que fez e que fará de tudo para reunir a empresa.
Greg e Sam respondem com emojis de coração.
Altman posta que está orgulhoso de algumas pessoas dentro da OpenAI, dizendo que ele vai trabalhar junto com essas pessoas, de uma forma ou de outra.
Ele diz que a sua prioridade número um, e também a de Satya Nadella, é garantir que a OpenAI continue a ter sucesso e que haja continuidade nas operações.
A situação está longe de chegar ao fim, mas isso é tudo que aconteceu até agora.
O futuro da OpenAI é extremamente incerto e aqueles que dependem de seus modelos de AI em seus negócios e aplicações devem monitorar os futuros acontecimentos.
Caso haja uma saída em massa de talentos da OpenAI, isso, muito provavelmente, seria o seu fim, ou algo próximo disso. Então esqueça o GPT-5 por enquanto!
Mas isso também significaria uma série de novas start-ups de AI surgindo e uma mudança significativa na liderança do mercado.
Recebendo boa parte dos melhores pesquisadores de AI do mundo, a Microsoft teria talento humano e recursos financeiros para ser a nova grande potência do mercado, detendo os melhores modelos de Inteligência Artificial.
Além disso, não haveria nenhum board para frear os esforços de Sam e Greg rumo à Artificial General Intelligence. O que, hipoteticamente, os faria chegar a uma Inteligência Artificial capaz de realizar qualquer tarefa intelectual que seres humanos conseguem fazer.
Porém, essa tecnologia mais poderosa do mundo estaria nas mãos da empresa de Bill Gates…
Claro, tudo isso são hipóteses. Pode ser até que Sam retorne a OpenAI, ou que, mesmo sem ele, ela consiga manter boa parte de seu pessoal e, assim, sua posição de liderança no mercado continue a mesma.
As coisas estão mudando rápido e eu trarei atualizações na próxima semana!
Google lança incrível modelo de geração de música com AI
Ele se chama Lyria e foi desenvolvido pelo Google Deepmind (laboratório de pesquisa em AI do Google) em parceria com o YouTube.
Esse modelo foi projetado para gerar música de alta qualidade com vocais e instrumentais, permitindo um controle mais sutil sobre o estilo e a performance.
Infelizmente, não é possível ter acesso direto ao Lyria e o Google não deu muitos detalhes técnicos sobre ele por enquanto. No entanto, a empresa revelou dois experimentos de AI que estão sendo desenvolvidos com ele.
O primeiro envolve o desenvolvimento de ferramentas musicais de IA, em colaboração com artistas e produtores, para auxiliar no processo criativo. Essas ferramentas permitirão aos usuários criar seções musicais ou instrumentais do zero, transformar estilos de áudio ou instrumentos musicais e adicionar acompanhamentos.
Imagine enviar um áudio de você murmurando uma melodia e a transformar em um solo de saxofone, enviar o som de acordes de um teclado e transformar em um coro vocal realista ou mesmo enviar uma faixa vocal e pedir pra AI gerar a parte instrumental. Dá uma olhada nessa demonstração.
As possibilidades são muitas para essa ferramenta que ampliará muito a capacidade criativa dos artistas e se parecerá com isso:
Incrível!
Já o segundo experimento se chama Dream Track e está sendo testado no YouTube Shorts com alguns usuários selecionados.
O Dream Track permite que os criadores gerem músicas exclusivas com AI, usando a voz e o estilo e vários artistas parceiros do YouTube - como Demi Lovato, John Legend e Sia. Essas músicas podem ser utilizadas em vídeos do Shorts.
Para criá-las é bem simples, basta escrever um prompt descrevendo a música ou o seu tema e escolher um artista (dentre os disponíveis) para gerar uma trilha sonora de 30 segundos para seu conteúdo.
Ambos os projetos são muito interessantes, e é bem provável que possamos ter acesso ao Lyria por um deles em breve.
Particularmente, acredito que uma ferramenta de AI como a do primeiro experimento é exatamente como será no futuro.
Em breve, artistas poderão criar muito mais em muito menos tempo utilizando as AIs como seus assistentes. Não para substituí-los, mas para potencializá-los!
LCM-LoRA - a nova revolução na geração de imagens com AI
Recentemente, foi lançada uma tecnologia que é a maior revolução na geração de imagens com inteligência artificial desde o lançamento do Midjourney.
Os vídeos de aplicações criadas a partir dela movimentaram a internet e deixaram todos muito impressionados.
Isso, pois agora é possível gerar e editar imagens com Inteligência Artificial em tempo real.
Tudo o que você precisa fazer é escrever um prompt e desenhar de maneira bem simples e básica na tela. A AI entende o seu desenho e gera uma imagem incrível ao lado, que muda de acordo com suas alterações. Como você pode ver na imagem abaixo.
Então, por exemplo, você pode escrever um comando pedindo pra AI gerar “uma imagem de uma cidade no fim do dia” e então ajustar formas retangulares cinzentas onde quer que os prédios estejam, um circulo amarelo para definir a posição do sol e pintar o fundo de laranja para indicar a cor do céu.
Você também pode ver um vídeo, onde a demonstramos na prática, clicando aqui.
Essa tecnologia muda completamente o processo criativo de geração de imagens e arte, já que torna possível ter muito mais controle sobre ele.
Mas, afinal, que tecnologia é essa?
Ela se chama LCM-LoRA, abreviação de “Latent Consistency Model- Low-Rank Adaptation”, e foi desenvolvida por pesquisadores do Institute for Interdisciplinary Information Sciences (IIIS) na Universidade de Tsinghua, na China.
A LCM-LoRA é uma técnica avançada que melhora a eficiência dos modelos de geração de imagens por difusão. Assim, ela permite que o modelo que a utiliza produza imagens mais rapidamente (até 10 vezes mais rápida) e com menos uso de memória (em até 4 vezes), mantendo a alta qualidade.
Desta forma, quando você altera algo na sua referência ou prompt, em poucos milissegundos, uma imagem nova já é gerada.
Uma característica fundamental do LCM-LoRA é a sua flexibilidade; ele pode ser integrado a qualquer modelo de AI que usa técnica de difusão, sendo ajustado sem treinamento adicional. Isso o torna uma ferramenta versátil para acelerar uma ampla gama de tarefas de geração de imagens.
Algumas empresas já acessaram a inovação e a conectaram em seus modelos de AI, disponibilizando para todos usarem. Uma delas é a krea.ai e a outra é a fal.ai.
Você pode acessá-las e testar na pática. É muito legal!
Você também pode acessar o documento do artigo que fala dos detalhes técnicos da tecnologia por aqui ou o seu código por aqui.
De qualquer forma, devido a sua flexibilidade, em breve ela deve ser conectada à muitas outras ferramentas de geração de imagem com AI.
Indicações
JurídicoGPT
Faça perguntas sobre a legislação brasileira para esse chatbot de AI gratuito criado por nós!
Symbolic.ai
Essa plataforma oferece uma série de ferramentas de AI para auxiliar escritores profissionais a escreverem textos de alta qualidade.
Dica de Uso
Utilize as inteligências artificiais para criar clones de você, com tudo que você sabe!
Uma excelente forma de usar as AIs é fornecendo o seu conhecimento para eles e fazendo com que ela se comunique com as pessoas por você.
Você pode ter seu chatbot de AI para tirar dúvidas, auxiliar e aconselhar funcionários, clientes e potenciais clientes.
Basta usar a sua criatividade! As aplicação são muito variadas!
Para isso é só alimentar AIs, como GPT-4 ou Claude, com documentos que contenham seu conhecimento e disponibilizar a sua versão em forma de chatbot para quem quiser.
Nós podemos fazer isso pra você, basta entrar em contato com a gente pelo Instagram ou pelo nosso site e marcar uma conversa!
Pensamento do Dia
“The future is uncertain... but this uncertainty is at the very heart of human creativity.”
- Ilya Prigogine
Por hoje é só!
Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!
Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!
Não se esqueça de compartilhar a newsletter com um amigo para ganhar prêmios!
Tenha uma ótima semana e até segunda!