#29 Nova AI de Ex-Funcionários do Google, AI "Ouvindo" suas Senhas e Amazon Integrando AI em sua Plataforma
Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter semanal do Revolução AI sobre o universo das Inteligências Artificiais Generativas! Na dessa semana temos assuntos interessantes e para todos os gostos!
Os temas de hoje são:
Nova start-up de AI criada por ex-funcionários do Google; AI pode descobrir suas senhas a partir dos sons de seu teclado; Amazon integrando Inteligência Artificial em seu marketplace; Gere playlists musicais a partir de livros com essa AI; Deixe que essa Inteligência Artificial leia textos, livros e documentos para você.
News
Nova start-up de AI criada por ex-funcionários do Google
A cena competitiva dos grandes modelos de linguagem parece já estar bem definida: OpenAI, Google e Anthropic competindo pelo melhor modelo de AI comercial e Stability AI e Meta liderando dentre os modelos de código aberto.
Mas dois ex-funcionários do Google acreditam que ainda há espaço para mais um competidor…
Eles se chamam Llion Jones e David Ha.
Jones foi um dos oito pesquisadores do Google que colaboraram, em 2017, para a construção de um software conhecido como “transformer”, que foi a base da tecnologia por trás das AIs Generativas que temos hoje em dia.
Já David era chefe de pesquisa em AI do Google na unidade do Japão e chegou a trabalhar na Stability AI recentemente.
Com um excelente currículo, esses dois estão fundando a Sakana AI, uma start-up focada no desenvolvimento de um modelo de Inteligência Artificial fundacional próprio.
Isso quer dizer que eles estão montando um laboratório para criar tecnologias que irão competir com o GPT-4, Claude 2 e PaLM 2. Um plano ambicioso, principalmente levando em conta os bilhões de dólares que as empresas que os criaram já gastaram com isso.
Um dos objetivos dos dois é reduzir o tamanho dos modelos AI e o custo necessário para escalá-los.
Eles acreditam que parte das limitações dos atuais modelos de IA vêm do fato de que eles estão sendo projetados como estruturas frágeis e imutáveis, como pontes ou edifícios. Em busca de um sistema mais flexível, adaptativo e “orgânico”, no seu novo laboratório de AI, eles se inspirarão nos sistemas naturais e utilizarão princípios de computação evolutiva para construir seus modelos.
A Sakana AI é estabelecida no Japão e ainda está nas suas fases iniciais. Mas, levando em conta o histórico de seus fundadores, podemos esperar que ela receberá aportes financeiros significativos em breve.
O projeto é interessante, então vamos acompanhar o seu desenvolvimento e trazer atualizações!
AI pode descobrir suas senhas a partir dos sons de seu teclado
Aos que morrem de medo das AIs, aqui está um novo medo para a sua lista: ter sua senha ouvida e roubada por elas, após digitá-la em seu notebook.
Recentemente, pesquisadores de três universidades inglesas publicaram um artigo chamado “A Practical Deep Learning-Based Acoustic Side Channel Attack on Keyboards”. Nesse artigo eles relatam como conseguiram desenvolver um modelo capaz de adivinhar senhas com uma precisão de até 95%
Eis como o estudo funcionou:
Para treinar o modelo, eles gravaram e utilizaram o som gerado enquanto pressionavam as 36 teclas de um Macbook Pro em um total de 25 vezes cada, com cada pressionamento “variando em pressão e dedo”.
O áudio foi gravado com o microfone de um Iphone 13 (a 17 centímetros de distância) e em uma videochamada via Zoom.
O modelo treinado foi colocado à prova e, “escutando” o teclado, conseguiu acertar com 95% de sucesso (no caso do Iphone, e 93% pelo Zoom) quais as teclas foram pressionadas.
Você pode ler o estudo completo por aqui, mas os resultados são bastante impressionantes.
Isso quer dizer que as AIs podem colaborar muito com a ação de hackers em ataques acústicos, identificando quais teclas você pressionou quando digitou suas senhas.
Mas calma, existem algumas formas de se prevenir desse tipo de roubo de senha, como: tentar modificar os seus padrões de digitação ou adotar senhas aleatórias; Usar programas para simular sons de teclas sendo pressionadas, gerar ruído branco ou aplicar filtros de áudio de digitação por meio de software; Usar autenticação biométrica; E recorrer a gerenciadores de senhas para evitar a inserção manual de informações confidenciais.
Como sempre falamos, é evidente que as AIs trarão muitos benefícios, mas isso virá com alguns colaterais negativos. Então é importante conhecê-los e preveni-los.
Amazon integrando Inteligência Artificial em seu marketplace
A Amazon tem atuado ativamente no universo das Inteligências Artificiais Generativas. Mas, até então, sua atuação se limitava ao fornecimento de infraestrutura e modelos de AIs para terceiros. A sua principal plataforma e marketplace - amazon.com - ainda não havia sido impactado pela nova tecnologia.
No entanto, nas últimas semanas, a empresa divulgou que está implementando dois recursos de AI Generativa, um para seus vendedores e outro para seus consumidores.
A novidade para os vendedores foi relatada inicialmente pelo The Information e consiste em um gerador de títulos, descrições e tópicos para produtos.
Com ela, os vendedores poderão inserir palavras-chave que descrevam seus produtos, e a AI responderá gerando um texto com um possível título e detalhes para a listagem.
Por enquanto esse recurso está sendo testado com um número limitado de usuários. Mas a Amazon pretende ampliá-lo em breve, assim como adicionar soluções de AI que ajudem os seus vendedores a atraírem mais clientes dentro da plataforma.
Já a novidade para os consumidores diz respeito às avaliações dos produtos. Como você pode ver na imagem abaixo, o novo recurso de AI fornece um parágrafo curto na página de detalhes do produto que destaca os recursos do produto e os sentimentos dos clientes frequentemente mencionados em análises escritas:
Além disso, o usuário poderá clicar em um dos botões em verde para ver as avaliações que mencionam as palavras-chave em questão.
Esse novo recurso permite visualizar as avaliações de uma maneira mais clara e rápida, melhorando a experiência dos usuários.
Assim como o outro, ele ainda está em fase de testes com usuários limitados.
Indicações
Muzify
Gere playlists musicais a partir de livros com essa Inteligência Artificial gratuita.
Speechify
Deixe que essa AI leia textos, livros e documentos para você.
Dica de Uso
Você pode usar as AIs, como o ChatGPT e o Claude, para criar um programa de marketing de conteúdo completo e otimizado para SEO.
Aqui está um exemplo de prompt para você se inspirar e usar como referência ou ponto de partida:
“Você é um copywriter profissional e escreve textos de alta qualidade que atraem leads para os negócios de seus clientes. Você é capaz de planejar e executar o marketing de conteúdo de qualquer negócio. Recebendo apenas uma pequena descrição do negócio de seu cliente você é capaz de produzir artigos de alta qualidade e otimizados para o SEO.
Levando em conta a [descrição do negócio] abaixo, suas tarefas são:
1. Estabelecer as palavras chave para os artigos;
2. Montar uma tabela com o tema, título e call to action de 10 artigos que serão escritos;
3. Escrever cada um dos artigos da tabela utilizando as palavras chave escolhidas, otimizando-os para SEO e seguindo o [tom] determinado.
Descrição do negócio: [inserir descrição]
Tom: [inserir tom]”
Se você for usar o Claude, pode deixar o prompt dessa forma, mas se for usar o ChatGPT, segmente as três tarefas, pedindo uma de cada vez.
Pensamento do Dia
"It's not what you look at that matters, It's what you see"
- Henry David Thoreau.
Por hoje é só!
Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!
Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!
Tenha uma ótima semana e até segunda!