#27 6 Novidades no ChatGPT, Hackathon do Claude 2 e Meta Integrando Chatbots de AI em suas Plataformas
Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter semanal do Revolução AI sobre o universo das Inteligências Artificiais Generativas! Na dessa semana temos assuntos leves e interessantes!
Os temas de hoje são:
6 novidades importantes no ChatGPT; Anthropic realiza Hackathon do Claude 2; Meta integrando chatbots de AI em suas plataformas; Faça anotações com essa platforma de AI do Google; Treine sua conversação em outros idiomas com essa AI.
News
6 novidades importantes no ChatGPT
Com as melhorias recentes em chatbots de AI como Claude e Bard, o ChatGPT começou a perder parte da grande vantagem que tinha frente aos seus concorrentes.
Assim, na última semana a OpenAI anunciou que está incorporando uma série de novidades ao ChatGPT. Essas novidades buscam aprimorar a experiência de seus usuários e tornar as suas interações com o modelo de AI mais fluida e completa.
Das 6 atualizações, quatro são para todos os usuários da plataforma e duas são apenas para assinantes do ChatGPT Plus.
De qualquer maneira, as novidades são:
1. Exemplos de prompt: Agora, todo usuário, ao iniciar uma nova conversa, irá se deparar com exemplos de prompts, como você pode ver na imagem abaixo. Isso ajudará novos usuários a entenderem melhor como usar o chat e descobrirem novas possibilidades de aplicações.
2. Respostas sugeridas: o ChatGPT agora sugere maneiras relevantes de continuar sua conversa. Assim como o Bing faz, após a AI gerar a resposta, você poderá selecionar alguma das perguntas de follow-up geradas automaticamente e aprofundar no assunto de maneira simples e rápida.
3. GPT-4 como padrão: ao iniciar um novo chat sendo um assinante do plano Plus, o ChatGPT lembrará seu modelo selecionado anteriormente (GPT-4 ou GPT-3.5). Antes dessa atualização, o Chat sempre voltava a usar o GPT-3.5 por padrão. Um detalhe pequeno, mas útil.
4. Upload de vários arquivos: agora você pode pedir ao ChatGPT para analisar dados e gerar insights em vários arquivos. Isso está disponível com o Code Interpreter beta para todos os usuários Plus. Essa novidade é excelente.
5. Mantenha-se conectado: se você usa o ChatGPT todos os dias, sabe o quanto é desagradável ter que fazer login todas as vezes que entra. Mas, a partir de agora, você só precisará fazer login novamente a cada 2 semanas!
6. Atalhos de teclado: para tornar o uso do chat ainda mais fluido, a OpenAI adicionou alguns atalhos, como ⌘ (Ctrl) + Shift + ; para copiar o último bloco de código. A lista completa de comandos está na imagem abaixo, mas você pode apertar ⌘ (Ctrl) + / e vê-la no ChatGPT.
Essas são as 6 novidades do ChatGPT. Nenhuma delas é super impressionante, mas, no geral, são melhorias relevantes e que mostram que a OpenAI está preocupada em aprimorar a experiência de seus usuários.
Anthropic realiza Hackathon do Claude 2
Na nossa newsletter de número 24 nós falamos sobre o lançamento do Claude 2, o grande modelo de linguagem (LLM) mais avançado do mercado depois do GPT-4. Criado pela Anthropic, esse modelo pode ser acessado em claude.ai por moradores dos Estados Unidos ou Reino Unido.
Nós já testamos e gostamos muito. Você pode ler sobre ele por aqui.
Visando fomentar a criação de aplicações para o novo modelo, a Anthropic realizou um hackathon nos dias 29 e 30 de julho. E, para os que não sabem o que é um hackathon, pode-se dizer que é, basicamente, uma maratona de programação.
Esse hackathon ocorreu em San Francisco/CA e contou com mais de 200 pessoas. Essas pessoas foram divididas em times e tiveram dois dias para elaborar, criar e programar negócios que utilizassem a API do Claude 2. No final, os projetos foram demonstrados e julgados e os melhores foram premiados.
Para newsletter de hoje, separei os que achei mais interessante para falar brevemente.
Dois negócios exploraram as aplicações na área da saúde. Um deles, o Dr. Claude, ajuda a diagnosticar doenças: na medida em que o paciente relata os seus sintomas para a AI, ela compara as informações co uma base de dados de registros médicos e determina o diagnóstico mais provável. O outro, Health Halo, analisa o histórico médico dos pacientes para detectar restrições e prevenir erros na administração de medicamentos.
Já na área de turismo/imigração, dois se destacaram. O primeiro, Immigrant First, escreve a maior parte da papelada necessária para um pedido de Green Card nos EUA. O segundo se chama Claude Atlas e realiza recomendações de viagem: permite que você crie itinerários de viagem automaticamente, edite ou altere paradas e exporte-os para a sua agenda.
O último projeto que vamos mencionar é bem específico, mas foi o vencedor do hackathon. Chamado de Claude Scholar, ele ajuda cientistas moleculares em suas tarefas: você pode desenhar uma molécula e o Claude Scholar encontrará os artigos relevantes onde ela aparece.
Para ver mais projetos e assistir a algumas demonstrações, você pode clicar aqui.
Mas eventos como esses mostram o quão vastas são as aplicações para os modelos de AI e nos ajudam a pensar em como utilizá-las de maneira mais criativa e prática.
Meta integrando chatbots de AI em suas plataformas
A Meta sempre está presente nas nossas newsletters. A empresa vem investindo no desenvolvimento de Inteligências Artificiais Generativas e já lançou modelos de linguagem, de voz, de música e de imagem.
No entanto, a integração desses modelos às plataformas da Meta, como Instagram, Facebook e WhatsApp, ainda é mínima - para não dizer nenhuma.
Mas tudo indica que isto está prestes a mudar.
Foi reportado que a empresa está se preparando para integrar uma série de chatbots de Inteligência Artificial em suas plataformas ao longo do próximo mês.
Aparentemente, o objetivo com esses chatbots será fornecer uma nova função de pesquisa e recomendação, além de ser um produto divertido para as pessoas brincarem e aumentarem o engajamento com a plataforma.
A ideia é que não haja apenas um chatbot de AI nas plataformas da Meta, mas vários. Cada um deles terá uma personalidade e comportamento específico e o usuário poderá escolher com quais ele deseja interagir.
Um exemplo de “persona” citado seria o de um chatbot que faz recomendações de viagens e fala como um surfista.
Mark Zuckerberger diz que espera que essas personas ajam como assistentes e ajudem os usuários a interagiram com os criadores de conteúdo e com os negócios nas plataformas.
Apesar de parecer interessante, muitas questões sobre isso ainda estão em aberto.
Em quais plataformas esses chatbots serão integrados? Por onde eles serão acessados? Quantos e como eles serão? O que eles serão capazes de fazer? Como isso afeta a experiência dos usuário? Como isso afeta a produção de conteúdo de criadores e negócios?
São muitas questões.
Mais detalhes serão revelados no Meta Connect 2023, que ocorrerá ao final do próximo mês. Até lá, pode ser que essas personas já estejam integradas nas plataformas da Meta.
Vamos esperar para ver.
Indicações
NotebookLM
Um app de anotações com AI, projetado para te ajudar a obter insights sobre as suas anotações mais fácil e rapidamente. Por enquanto, disponível apenas nos EUA ou com VPN.
Tandem GPT
Pratique suas habilidades de conversação em outros idiomas com esta Inteligência Artificial.
Dica de Uso
Crie logos usando o ChatGPT e o Bing.
Para isso, no ChatGPT, basta escrever algo como “desenvolva e descreva uma logo para o negócio que irei descrever a seguir” e acrescentar a descrição do negócio para o qual você deseja gerar a logo. Quanto mais detalhada for a descrição que você fornecer, melhor.
Em seguida, copie a resposta do ChatGPT, escreva no Bing “gere uma logo como o descrito a seguir” e cole a resposta que você havia copiado.
O Bing irá gerar as imagens das logos e você poderá baixá-las se gostar do resultado ou pedir para ele fazer as alterações que achar pertinente.
O processo é muito fácil e rápido e o resultado costuma ser bastante satisfatório.
Pensamento do Dia
Quando estiver criando um produto ou negócio, foque no problema, não na solução. É fácil se esquecer disso, principalmente quando as AIs parecem ser a solução de todos os problemas (isso nem sempre é verdade).
Por hoje é só!
Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!
Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!
Tenha uma ótima semana e até segunda!