#71 SearchGPT: o Concorrente do Google da OpenAI, Mistral Lança Modelo de Fronteira Open Source e Modelos de AI do Google Ganham Medalha em Olimpíada de Matemática
Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter do Revolução AI. Aqui você não perde nada sobre o universo das Inteligências Artificiais Generativas!
A edição de hoje está cheia de assuntos interessantes e relevantes! Os temas de hoje são:
SearchGPT: o concorrente do Google da OpenAI; Mistral lança modelo de fronteira open source; Modelos do Google ganham medalha de prata em olimpíada de matemática; Acesse o melhor modelo de geração de vídeos da China; Humanize textos gerados por AI.
News
SearchGPT: o concorrente do Google da OpenAI
Há algumas semanas, falamos em nossa newsletter que a OpenAI estava prestes a lançar o seu próprio mecanismo de busca para competir diretamente com o Google.
Naquela época, a OpenAI acabava de registrar o domínio “search.chatgpt.com”.
Apesar da combinação AI e pesquisas na internet não ser nenhuma novidade e já estar sendo experimentada há meses por Bing, Google, Perplexity AI e até mesmo pelo ChatGPT Plus, Sam Altman não queria recriar nenhum deles, mas sim criar uma forma nova e mais eficiente para que as pessoas acessem informação.
No entanto, não tínhamos muitas pistas sobre como essa ferramenta de busca funcionaria.
Finalmente, na última quinta-feira, a OpenAI anunciou oficialmente o lançamento do SearchGPT, acabando com boa parte do mistério.
Inicialmente como um protótipo, a nova ferramenta de busca da OpenAI funciona, basicamente, como qualquer outra que use Inteligência Artificial: você faz a pergunta, o modelo pesquisa na internet por você e te responde com base nas informações mais relevantes que encontrou, basicamente fazendo um “resumo” de tudo.
O SearchGPT pode exibir imagens e vídeos relacionadas à busca do usuário, gerar recursos visuais, como gráficos de preços de ações ou quadros com a previsão do tempo da semana, e, claro, indicar links de artigos e sites que usou para gerar suas respostas.
Em termos de design, como você pode ver, o layout da ferramenta é bem simples. Sua interface conta com três opções em seu menu lateral, que permitem que o usuário acesse a barra de pesquisas, a seção de imagens e os links.
Nada super inovador, mas parece ser bem intuitivo e agradável de se utilizar.
O SearchGPT faz suas buscas utilizando o Bing (ferramenta de busca da Microsoft) + algum modelo da OpenAI. A ideia é que ele esteja dentro do próprio ChatGPT em um futuro próximo e seja acessado por lá mesmo.
Por enquanto, como mencionei, ele está em um período de prototipagem, então para utilizá-lo é preciso se inscrever em uma lista de espera - para isso é só clicar aqui. Aos poucos, a OpenAI irá aprimorá-lo com o feedback que coletar e ampliará o acesso à nova ferramenta.
Mas e ai? O Google deve se preocupar?
Ainda é muito cedo para dizer. O SearchGPT não é uma grande novidade em relação aos competidores do Google que usam AI. Porém, acredito que tudo depende da qualidade das respostas que o SearchGPT gerar - se ele conseguir gerar repostas com rapidez, precisão e qualidade, de forma consistente e em escala, o Google terá sim um problema.
Afinal, o ChatGPT já conta com uma grande base de usuários, que o estão utilizando cada vez mais para responder perguntas e fazer pesquisas. Com uma ferramenta de busca de alta qualidade incorporada a ele, a tendência é que isso continue a aumentar.
E talvez o mercado já esteja prevendo essa competição: as ações do Google caíram 7% no último mês.
Mas isso ainda é um grande “se”. Temos que testar na prática para tirarmos nossas próprias conclusões e, pela velocidade de lançamento da OpenAI, pode ser que isso demore alguns meses…
De qualquer maneira, traremos nosso feedback quando este dia chegar, então fique ligado.
Mistral lança modelo de fronteira open source
A Mistral acaba de lançar um novo modelo de AI open source do nível de GPT-4o, Claude 3.5 Sonnet, Gemini 1.5 Pro e Llama 3.1 405b!
Para quem não conhece, a Mistral AI é uma start-up francesa fundada por ex-funcionários do DeepMind e da Meta no ano passado.
Desde o início, a Mistral AI estabeleceu metas ambiciosas:
- Lançar um modelo que superasse o GPT-3.5 até o fim de 2023 ✅
- Lançar o melhor LLM de código aberto do mercado até a metade de 2024 ✅
- Levantar mais 200 milhões de dólares para desenvolver um modelo capaz de superar o GPT-4 ✅
- Desenvolver um modelo capaz de superar o GPT-4.
Só restava a última meta, mas ela acabou de ser atingida com o lançamento do novo modelo da empresa, o Mistral Large 2.
O modelo possui 123 bilhões de parâmetros, tem uma janela de contexto de 128 mil tokens e suporte para dezenas de idiomas, incluindo português, francês, alemão, espanhol, italiano, árabe, hindi, russo, chinês, japonês e coreano, além de mais de 80 linguagens de programação, como Python e Java.
Além disso, o Mistral Large 2 foi treinado com uma grande proporção de código, para melhorar a sua performance em tarefas de programação e matemática, e a Mistral deu um foco específico na melhora de suas habilidades de raciocínio e na redução de suas “alucinações”.
Quando testado na prática, esse intenso treinamento em códigos trouxe resultados. O Mistral Large 2 supera todos os principais modelos de linguagem do mercado, menos o GPT-4o, em tarefas de programação.
E nos benchmarks que medem capacidades mais gerais, como o MMLU, o HumanEval e o GSM8K, o modelo também não decepcionou, se colocando no mesmo nível de GPT-4o, Claude 3.5 Sonnet e Llama 3.1 405b, mas ficando ligeiramente abaixo destes modelos na maior parte dos testes.
Um resultado extremamente impressionante considerando que o Mistral Large 2 é um modelo com menos parâmetros que seus concorrentes e foi desenvolvido por uma empresa com bem menos recursos que Meta, OpenAI e Anthropic.
O melhor de tudo é que esse modelo é de código aberto, podendo ter seu código utilizado por qualquer um sob a Mistral Research License para usos de pesquisa e não comerciais - para aplicações comerciais, é necessário adquirir uma licença comercial.
Se você é mais técnico, pode acessar o modelo e seus detalhes por aqui.
Se você só quer utilizar o modelo gratuitamente, basta acessar a plataforma da Mistral AI por aqui, fazer seu login e escolher o modelo Large 2 para conversar. Vale muito a pena experimentar, o modelo é muito bom, tem um limite grande de mensagens e você não vai pagar nada por isso!
No geral, esse lançamento da Mistral foi bem interessante e, junto com o da Meta que falamos na semana passada, acrescenta muito ao ecossistema de AIs Generativas.
Modelos do Google ganham medalha de prata em olimpíada de matemática
Um modelo de inteligência artificial acaba de ganhar uma medalha de prata nas olimpíadas!
E não estou falando das olimpíadas de Paris, mas das Olimpíada Internacional de Matemática - International Mathematical Olympiad (IMO) - de 2024, uma das competições mais prestigiadas para jovens matemáticos no mundo.
Realizada anualmente desde 1959, a IMO desafia estudantes do ensino médio com seis problemas matemáticos extremamente difíceis, abrangendo áreas como álgebra, combinatória, teoria dos números e geometria.
Os problemas são projetados para testar habilidades de resolução criativa e profunda compreensão matemática e os participantes têm duas sessões de 4,5 horas cada para resolver os problemas.
A competição é reconhecida por seu nível de dificuldade extremamente alto e muitos matemáticos renomados participaram da IMO em suas juventudes.
Na edição deste ano, dois sistemas de AI desenvolvidos pelo Google DeepMind - AlphaProof e AlphaGeometry 2 - alcançaram uma pontuação notável de 28 em 42 pontos, equivalente a uma medalha de prata - algo que nunca havia acontecido antes.
Só para colocar em perspectiva, o mínimo para medalha de ouro neste ano começou em 29 pontos, alcançado por apenas 58 dos 609 participantes humanos na competição oficial.
Mas como são esses modelos do Google e como eles alcançaram esse resultado?
O primeiro deles é o AlphaProof. Ele é um sistema que combina um grande modelo de linguagem (LLM) - no caso uma versão do Gemini - com técnicas de aprendizado por reforço.
O seu sistema funciona da seguinte maneira: o Gemini traduz problemas matemáticos para uma linguagem formal, um algoritmo chamado AlphaZero gera possíveis soluções e as verifica, aprendendo continuamente com esse processo.
O sistema, então, utiliza uma extensa biblioteca de problemas para treinar e melhorar suas habilidades.
Usando esse processo, na IMO, o AlphaProof resolveu dois problemas de álgebra e um de teoria dos números, incluindo o mais difícil da competição.
Sobre o outro sistema, o AlphaGeometry 2 é um sistema especializado em geometria, também baseado no modelo Gemini, mas treinado com uma quantidade muito maior de dados sintéticos específicos da área.
Este sistema combina técnicas de aprendizado de máquina com métodos simbólicos, o que significa que ele pode usar tanto aprendizado de padrões quanto manipulação direta de figuras geométricas e fórmulas.
Em resumo, ambos os sistemas são combinações do modelo de AI Gemini com tecnologias de raciocínio formal.
E o que o Google conseguiu alcançar com eles é algo muito significativo, que demonstra, tanto o avanço dos modelos de linguagem, quanto a possibilidade de ampliar as duas capacidades colocando-os em sistemas mais elaborados.
E esse feito potencializará desenvolvimentos dentro e fora do campo da matemática.
Indicações
Kling
O melhor modelo de geração de vídeos da China e competidor do Sora agora pode ser acessado no Brasil. Experimente gratuitamente.
Humanizador IA
Humanize seus textos gerados por AI usando esse GPT que nós criamos.
Dica de Uso
Um excelente caso de uso para as Inteligências Artificiais Generativas é utilizá-las como agregadores e resumidores de informações.
Em outras palavras, você pode criar aplicações ou automações que alimentem modelos, como o GPT-4o, com grandes quantidades de informações dispersas e pedir para que ele agregue-as, organize-as e resuma-as para você.
Exemplo:
Sou um médico e gosto de estar sempre informado a respeito de novos artigos e pesquisas na minha área, mas não tenho tempo para estar sempre checando os principais sites que os publicam e muito menos de lê-los.
Então eu crio uma automação que monitora todas as publicações nos sites que eu consulto e envia cada publicação para um modelo de AI. Semanalmente, esse modelo resume tudo que recebeu e me atualiza sobre tudo de mais relevante que foi publicado.
Agora extrapole isso para diversas áreas e canais: agregadores de conversas de WhatsApp, emails, notícias… As possibilidades são inúmeras!
Se pensou em algo para sua área e quer ajuda para colocar em prática, pode entrar em contato conosco e marcamos uma conversa!
Pensamento do Dia
“Generative AI is teaching us that the way you speak is actually code itself.”
- Lisa Huang
Por hoje é só!
Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!
Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!
Não se esqueça de compartilhar a newsletter com um amigo para ganhar prêmios!
Tenha uma ótima semana e até semana que vem!