#48 O Futuro das AIs Segundo Milhares de Especialistas, ChatGPT Team e Rabbit R1 - o Novo Gadget de AI
Seja bem-vindo(a) a mais uma newsletter do Revolução AI. Aqui você não perde nada sobre o universo das Inteligências Artificiais Generativas!
Essa semana não foi tão movimentada quanto às últimas, mas os assuntos são igualmente interessantes:
Milhares de especialistas preveem o futuro das AI em um novo estudo; OpenAI lança o ChatGPT Team; R1 Rabbit - o mais novo e interessante gadget de AI; Analise e otimize seu conteúdo, de acordo com o SEO, com essa AI; Escale suas ligações de vendas utilizando essa AI.
News
Milhares de especialistas preveem o futuro das AI em um novo estudo
Recentemente, pesquisadores de um projeto chamado “AI Impacts”, em parceria com as universidades de Oxford e Bonn, publicaram um estudo muito interessante sobre o futuro das Inteligências Artificiais.
O estudo, intitulado “Thousands of AI Authors on the Future of AI”, foi o maior trabalho já realizado nesse campo. Isso, pois ele contou com a participação de 2778 dos melhores pesquisadores de AI do mundo.
O seu objetivo era entender como esses especialistas em AI vêem o futuro da tecnologia, assim como seus impactos socioeconômicos e eventuais riscos.
Cada um dos 2778 especialistas recebeu um formulário, o qual deveriam responder com suas estimativas, probabilidades e linhas do tempo relacionados a uma série de marcos e questões envolvendo as Inteligências Artificiais.
Os resultados agregados das previsões foram demonstrados pelos autores da pesquisa e eu reuni os mais relevantes a seguir, dá só uma olhada:
Superando os humanos?
Eles preveem que há 50% de chances das AIs superarem os humanos em todas as tarefas (AGI), enquanto as desempenham de maneira mais barata, até o ano de 2047. Sendo que 10% deles acreditam que isso já possa acontecer em 2027.
Na mesma linha, previu-se que 35 das 39 tarefas pesquisadas teriam pelo menos 50% de chance de serem viáveis de serem desempenhadas por AI dentro dos próximos dez anos.
Isso inclui diversas tarefas economicamente muito valiosas, como codificar, do zero, um site inteiro de processamento de pagamentos e escrever novas músicas indistinguíveis das reais de artistas de sucesso.
Quando perguntados sobre as profissões que estariam entre as últimas a serem automatizadas, as cinco categorias mais citadas foram: “Computação e Matemática”, “Ciências Físicas, da Vida e Sociais”, “Profissionais e Técnicos de Saúde”, “Gestão” e “Artes, Design, Entretenimento, Esportes e Mídia”.
Com as AIs serão?
A grande maioria dos participantes acredita que as AIs mais avançadas daqui a 20 anos provavelmente ou muito provavelmente serão capazes de:
1. Encontrar maneiras inesperadas de atingir metas;
2. Falar como um especialista humano sobre a maioria dos tópicos;
3. Comportar-se frequentemente de maneiras que surpreendem os humanos.
Mas apenas uma minoria acredita que esses sistemas serão capazes de agir a fim de obter poder (uma má notícia para os fãs de ficção científica).
Além disso, os especialistas pensam ser bastante improvável que as Inteligências Artificiais consigam explicar suas decisões de maneira verdadeira e compreensível em um futuro próximo (dentro de 5 anos).
As AIs irão beneficiar ou acabar com a humanidade?
68,3% deles pensa que os bons resultados da AIs do futuro são mais prováveis do que os maus.
Apesar deste otimismo, 37,8% a 51,4% deram pelo menos 10% de chance das AIs causarem algo tão terrível quanto a extinção humana.
Quais os riscos?
Os cenários de maior preocupação por parte dos especialistas em relação às consequências negativas das AIs são:
Disseminação de informações falsas (como deepfakes);
Manipulação de tendências de opinião pública em grande escala;
AI permitindo que grupos perigosos criem ferramentas poderosas (como tipos de vírus);
Governantes autoritários que utilizam AI para controlar as suas populações;
Sistemas de AI que agravam a desigualdade econômica.
Mitigando os problemas
Curiosamente, não houve consenso se progresso mais rápido ou lento no desenvolvimento de modelos de AI nos próximos anos seria melhor.
E mais de 70% apoiaram maior priorização de pesquisas em segurança e alinhamento de longo prazo.
Achados bem legais!
Apesar deles se tratarem apenas da opinião de várias pessoas, são opiniões vindas de quem mais entende desse assunto no mundo. Então mesmo que não as consideremos à risca, é válido levá-las em conta.
Dito isso, a AGI e uma completa automação da maior parte das atividades humanas parecem estar apenas há poucas décadas de distância. E muita coisa vai mudar no caminho.
Cabe ressaltar que essas linhas do tempo poderão ficar cada vez mais curtas, na medida em que novos avanços surjam e transformações exponenciais ocorram.
Acerca dos riscos, eles, de fato, existem, mas a possibilidade de serem catastróficos aparenta ser muito menor do que muitos pensam.
De qualquer maneira, recomento a leitura do estudo completo. Basta clicar aqui para acessá-lo.
OpenAI lança o ChatGPT Team
Em Agosto do ano passado, a OpenAI lançou o ChatGPT Enterprise, um plano de assinatura do ChatGPT voltado para grandes empresas.
Desde então, empresas globais como Canvas e Zapier passaram a utilizar o serviço. Mas o plano não é barato e poucas empresas possuem tamanho e recursos necessários para contratá-lo.
Pensando nisso, na semana passada, a OpenAI anunciou o ChatGPT Team, uma versão do Enterprise muito mais barata e acessível.
De acordo com a empresa, o Team custa 25 dólares por funcionário (no plano anual) e dá acesso à todos os recursos do ChatGPT Plus, como:
Acesso ao GPT-4 com janela de contexto de 32 mil tokens;
Ferramentas como DALL·E 3, GPT-4 com Vision, navegação na internet, Análise Avançada de Dados – mas com limites de mensagens mais altos;
Acesso antecipado a novos recursos e melhorias.
Mas, assim como no Enterprise, um dos principais argumentos de venda do Team é o fato da OpenAI não usar as conversas dos usuários para treinar ou aprimorar os seus modelos.
Porém isso não é bem uma novidade, pois no ChatGPT gratuito os usuários podem ativar o modo anônimo e atingir os mesmos resultados.
Então a outra vantagem do Team que a OpenAI cita é um “espaço de trabalho colaborativo dedicado para sua equipe e ferramentas administrativas para gerenciamento de equipe”.
Isso pode sim ser útil, uma vez que permite maior integração no uso da ferramenta e maior controle no uso dos funcionários por parte da gerência.
Em resumo, 25 dólares por funcionário, ao invés dos 20 do ChatGPT Plus, em troca de maiores limites de mensagens e maior gerenciamento e integração de equipes.
Pode valer a pena.
R1 Rabbit - o mais novo e interessante gadget de AI
Durante o Consumer Electronics Show (CES) 2024, que ocorreu na última semana, uma start-up chamada Rabbit anunciou um dispositivo de AI que tem o papel de substituir o seu celular.
A Rabbit acredita que nós perdemos muito tempo quando tentamos executar tarefas nos nossos smartphones, já que eles são cheios de aplicativos para tudo e possuem informações em excesso.
Pensando em simplificar isso, eles desenvolveram o R1, um dispositivo que age como seu assistente e faz tarefas por você.
Para tornar isso possível, eles criaram um modelo de AI que chamam de Large Action Model (LAM), que ao invés de gerar texto como os grandes modelos de linguagem (LLMs), performa ações.
Esse modelo fica nesse dispositivo único que parece um tamagotchi - quem lembra?
Brincadeiras a parte, ele é controlado por voz, possui uma pequena tela, um botão de rolagem, uma câmera 360°, uma saída de som, GPS, suporte para chip, memória de 4GB, armazenamento de 128GB e mais.
Seu funcionamento é muito simples: você aperta um botão e fala o que quer que ele faça. Ele escuta e rapidamente executa a tarefa pra você.
Ele pode, por exemplo: responder perguntas, fazer pesquisas na internet, colocar músicas para tocar, chamar um Uber, pedir uma pizza, fazer reservas em hotéis, te ajudar em tarefas do dia a dia, etc.
Confira seu funcionamento em ação na sua demo.
Para fazer tudo isso, o seu modelo (LAM) acessa uma série de aplicativos (alguns requerem que você faça login previamente) e os opera como um humano.
Além de fazer tarefas pré definidas, você também pode ensiná-lo a fazer novas tarefas. Basta executá-las uma vez enquanto o seu software “assiste”.
É realmente bem interessante.
O R1 custa 199 dólares, bem menos do que os outros dispositivos da categoria, como o Ray-Ban Meta (U$ 299) ou o AI Pin (U$ 699), e não requer nenhum tipo de assinatura mensal.
Com um preço tão competitivo e uma proposta de valor interessante, a Rabbit já vendeu mais de 40 mil unidades.
Apesar do sucesso inicial, é difícil dizer se essa tecnologia irá pegar. Mas confesso que essa ideia de simplificar a vida e reduzir distrações é algo bem legal do Rabbit.
O que você acha disso? Teria um Rabbit? Se quiser adquirir o seu é só clicar aqui.
Indicações
Editby
Essa ferramenta de AI analisa e otimiza seu conteúdo de acordo com o SEO.
Bland AI
Escale suas ligações de vendas e relacionamento com clientes utilizando essa AI que faz ligações como um humano.
Dica de Uso
Como aumentar a qualidade e a profundidade das respostas do ChatGPT usando uma simples pergunta!
Se você está cansado de algumas vezes receber respostas rasas e curtas e nem sempre está com tempo ou disposição par escrever longos prompts, essa dica é pra você.
Isso, pois é cientificamente comprovado que essa pergunta faz com que as AIs produzam melhores resultados.
Para isso, basta fazer as suas perguntas ou solicitações normalmente, como você já faz no ChatGPT, Claude, etc. Após receber sua resposta, você vai enviar o seguinte texto:
Esta é a sua melhor resposta? Talvez valha a pena dar mais uma olhada.
Pronto, com essa pequena pergunta, ele revisará a primeira resposta e a tornará mais completa e aprofundada, adicionando informações relevantes.
Bem legal né? Uma técnica muito simples e útil!
Pensamento do Dia
“We tend to overestimate the effect of a technology in the short run and underestimate the effect in the long run.”
- Roy Amara
Por hoje é só!
Se está gostando do nosso conteúdo ou tem algum feedback para dar, sinta-se livre para responder o e-mail ou nos mandar mensagem nas redes sociais. Vamos adorar ler!
Aproveita para nos seguir no Instagram e no Tiktok (@revolucao.ai)!
Não se esqueça de compartilhar a newsletter com um amigo para ganhar prêmios!
Tenha uma ótima semana e até segunda!